Barreiro Verde e Valorizado

Afirmar o Barreiro como concelho competitivo ambientalmente qualificado e com um património valorizado.

Implementar uma estratégia global na abordagem do ambiente do concelho – qualidade do edificado e dos espaços públicos, utilização dos recursos naturais e eficiência energética, mobilidade e higiene – que satisfaça as necessidades dos seus habitantes e permita projectar a Imagem do Barreiro “Cidade Verde”.

 

I – AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

  • Promover a utilização das energias renováveis, por forma a que o Barreiro se constitua como
    “Cidade Limpa e Ambientalmente Sustentável”.
  • Promover a consolidação do Corredor Ecológico da Arrábida ao Coina.
  • Contratualizar com a SIMARSUL o aproveitamento dos Efluentes Tratados da ETAR- Barreiro, para lavagem de ruas
    e regas.
  • Trabalhar para a classificação de Alburrica como Praia Fluvial (actualmente não reconhecida pelas entidades).
  • Promover um Pólo Ambiental do Lavradio Barra a Barra/Ponta da Passadeira, em conjunto com Município da Moita.

II – ACESSIBILIDADES, MOBILIDADE E TRANSPORTES

  • Continuar a defender a inevitabilidade
    da concretização do Projecto da TTT.
  • Defender a construção de uma CRIS (Circular Regional Interna Sul), com a inclusão das ligações por ponte ao Montijo e ao Seixal, por forma a recolocar o Barreiro nos eixos do desenvolvimento.
  • Promover a construção de novos eixos e intervir nos eixos viários estruturantes das diversas freguesias, inserindo-lhes rotundas e reperfilando-os quando necessário, para garantir uma maior segurança e fluidez do seu tráfego automóvel. Exemplos: a ligação Barreiro-Lavradio pelo território da Baía Tejo, o conjunto dos troços das avenidas Miguel Bombarda e da Stara Zagora, a Rua Pacheco Nobre no troço do Largo da Santinha à desejável ligação ao Complexo Desportivo do GDF, a Av. do Bocage e a sua desejável ligação à Qtª. dos Fidalguinhos, a Av. dos Fuzileiros Navais e nós adjacentes, entre outras.
  • Melhorar a qualidade do serviço dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), em particular para os Fidalguinhos e para a área Industrial e Logística de Coina, bem como promover o alargamento do seu âmbito territorial aos restantes Municípios do Arco Ribeirinho Sul, sem esquecer a valorização dos seus profissionais.